Entenda as diferenças entre Parlamentarismo e Presidencialismo! Veja aqui!
O Brasil é liderado por um presidente. Nos Estados Unidos, também. Entretanto, países europeus, como a França e Alemanha são administradas por um primeiro-ministro, que também lideram o parlamento de seus países. Mostra que alguns países o cargo no legislativo tem força em sua decisão política.
Como resultado, surgiu as principais gerenciamentos políticos, também chamado forma de governo, o Parlamentarismo e o Presidencialismo, que tem as suas semelhanças e outros presidentes.
Mas, por que em alguns países o principal chefe de governo é o primeiro-ministro e em outros é o presidente? Além do contexto histórico, este artigo explicará as diferenças entre Parlamentarismo e Presidencialismo, além de explicar as suas principais características.
Confira, portanto, o artigo completo a seguir.
O que é o Parlamentarismo e seu sistema de governo?
Primeiramente, você tem que lembrar que toda gestão política é dividida a partir de três poderes, o Executivo, Legislativo e Judiciário. O primeiro está na função de representar o país e executar as leis estabelecidas no Legislativo.
Já o Judiciário é quem fiscaliza se os cidadãos estão realizando o cumprimento da lei.
O Parlamentarismo, como o nome já diz, é um sistema em que o país é administrado pelo parlamento do país (cargo equivalente ao deputado e senador), em que o presidente do parlamento, o primeiro-ministro, é nomeado como o principal chefe do estado.
Ou seja, o poder Executivo é dividido entre o parlamento e o primeiro-ministro. No sistema parlamentarista, os cidadãos escolhem os membros que representarão o parlamento e dentro do órgão vão eleger o primeiro-ministro, também chamado Chefe de Governo.
Além disso, este chefe tem as mais diversas responsabilidades, como sancionar leis e executar as políticas públicas. O mandato não é fixo e pode ser removido a qualquer momento pelo próprio parlamento.
Sem contar que no Parlamentarismo também tem o Chefe de Governo, o representante do estado e é o responsável pelas relações internacionais. Os poderes políticos são limitados. Em monarquias parlamentaristas, o chefe de estado é o rei ou rainha, tendo como exemplo o Reino Unido.
Já as repúblicas parlamentaristas, o chefe de estado é o presidente, escolhido pelo parlamento ou eleição, cujo o maior exemplo está na França.
O que é o Presidencialismo e seu sistema de governo?
Já o sistema de governo Presidencialismo, como o nome já diz, mostra que o país é liderado por um presidente. Os poderes Legislativo e Executivo são bem definidos e bem distintos. Além disso, traz a separação dos três poderes.
A administração de um país, por sua vez, é administrado por um Presidente da República, sendo simultaneamente o Chefe de Estado e de Governo. Ele é decidido através de uma votação.
O presidente em nenhum momento pode dissolver o parlamento, mas o legislativo pode demitir o presidente caso tenha cometido infrações previstas na Constituição, também conhecido popularmente como o “Impeachment”, termo inglês que significa “Destituição” ou “Impedimento”. Outra característica é que o presidente pode escolher os ministros que comandarão cada área administrativa do país.
No próximo tópico, portanto, vamos falar as diferenças entre o Parlamentarismo e o Presidencialismo e, por conseguinte, a escolha de seus representantes.
Quais as principais diferenças entre o Parlamentarismo e o Presidencialismo?
Agora que você já sabe sobre as principais características das formas de governo mencionadas, hora de dizer as diferenças entre o Parlamentarismo e o Presidencialismo.
Apesar dos dois pretende final de garantir a segurança do país, a sua principal diferença é como eles escolhem o chefe de governo e estabelece as suas funções. No presidencialismo, como vimos, o chefe de estado e governo são a mesma pessoa. Já no parlamentarismo, não.
O chefe de governo, no Parlamentarismo, muitas vezes, não é escolhido pela população, visto que só tem o direito de escolher quem vai ao congresso lhe representar como cidadão. Geralmente, os países estabelecem o período de 4 a 6 anos de mandato.
O tempo de mandato das duas formas de governo também se diferem. Enquanto o presidente tem um limite de tempo para liderar um país, o primeiro-ministro não tem um tempo específico e pode ficar na gestão por muito tempo. No Reino Unido, por exemplo, Margareth Tatcher ficou 11 anos no cargo de primeiro-ministro. Já Angela Merkel, na Alemanha, por exemplo, ficou 16 anos no cargo.
O Presidencialismo somente pode ser aplicado a partir de uma República. Mas, o Parlamentarismo pode ser executado nos países com forma de governo de Monarquia ou República.
Continue acompanhando para saber mais sobre curiosidades sobre política. Por isso, compartilhe este texto para quem ainda tem dúvida sobre as diferenças entre Parlamentarismo e Presidencialismo.
[…] As cores em tons terrosos, como o marrom e o bege, podem influenciar o signo de capricórnio quanto a estabilidade, solidez, calma, conforto e confiança. A cor branco estimula sensações de simplicidade e precisão. Já o preto traz a centralidade, sofisticação e elegância. […]