Entenda qual a diferença entre o consumo e o consumismo
Qual a diferença entre consumo e consumismo, afinal? Os seres humanos, ao longo de sua história, desenvolveram diferentes formas de se relacionar em grupos e de trocar valores de acesso entre os mesmos, o que deu origem às ordens sociais e aos modelos de Estado que interagem no planeta. Em uma sociedade capitalista, o acesso a bens materiais essenciais, e a bens materiais superficiais acontecem através de uma relação entre produção, distribuição e consumo.
O consumo é, portanto, uma das etapas fundamentais de um modelo de organização mundial. Por muitas vezes ser motivo de confusão, confira agora qual a diferença entre consumo e consumismo.
O que conceitua o Consumo?
A atividade mais essencial de um modelo capitalista de organização política é com certeza o consumo. Ele basicamente se caracteriza como uma etapa natural da atividade econômica, que precedido pelas etapas de distribuição e de produção. Desta forma, consumir produtos é cada vez mais comum em uma sociedade capitalista, sobretudo, depois das revoluções industriais pelas quais passou.
O que é uma atividade de Consumo?
Após passar pelas revoluções industriais, o consumo se fortaleceu cada vez mais, decorrente de uma intensificação da distribuição e da produção nas fábricas. Com a presença de máquinas cada vez mais avançadas em cumprir os propósitos de escalas industriais de produção, distribuição e consumo. Assim nasceram e cresceram as grandes empresas do mercado capitalista.
Do que se trata o Consumismo?
O consumismo se entende a intensificação desenfreada da etapa final do modelo capitalista de produção. Devido a isso ele é o exagero em consumir produtos, mesmo que sejam superficiais, de uma forma que agride o planeta e que esgota seus recursos através da exploração e gera resíduos tóxicos como o lixo.
O sufixo “ismo” muitas vezes é usado para designar doenças e aqui não é diferente. O consumismo é o processo de intoxicação das atividades de consumo através do exagero. Esse exagero se expressa na consumação desenfreada de produtos superficiais, que são diferentes dos produtos de consumo essencial.
O acesso ao consumo é diferente de acordo com as classes sociais, onde as classes mais altas consomem mais os produtos superficiais e as classes mais baixas consomem mais produtos essenciais. Os produtos essenciais são os que envolvem alimentação, saúde e educação. Os superficiais são os caprichos e os artigos de luxo.
Infelizmente, quase todos os produtos industriais envolvem a produção de plástico e de gás carbônico, o que gera muito lixo, que leva a poluição dos mares, rios e consequentemente gera o comprometimento da saúde ambiental, através da intoxicação do acesso a recursos naturais.
O que pode causar o Consumismo?
Os produtos industriais, ao cumprirem escalas gigantescas de produção, distribuição e consumo, tendem a consumir exageradamente os produtos intermediários, com as matérias primas, na confecção dos produtos finais, que chegam até o consumidor. Nesse exagero cartográfico de distribuição também se produz muito lixo.
Estes são danos que geram impactos na natureza e podem ser responsáveis por catástrofes ambientais, também podem causar a extinção de espécies de animais e gerar a exploração em contextos sociais que implicam os conflitos de guerra e de revolta social.
O que difere e relaciona Consumo e Consumismo?
É equivocado pensar que são a mesma coisa, mas qual a diferença entre consumo e consumismo? O consumo é uma etapa natural do sistema capitalista, enquanto nos organizarmos socialmente desta forma o consumo existirá e crescer. O consumismo é o exagero das atividades de consumo.
Um consumo consciente pode existir por saber a procedência dos produtos, por exemplo, por evitar consumir produtos derivados de empresas que exploram mão de obra infantil ou que fazem testes em animais.
Podemos procurar também reduzir o consumo de itens superficiais, procurar fortalecer a produção local e os produtos artesanais, melhores em qualidade e fomentam a produção regional frente às grandes empresas.